Crônica: A Copa e o povo brasileiro
A Copa do Mundo altera o povo brasileiro de um modo estranho: de negativista anti-patriota, ele se torna um entusiasta da nação, ou melhor dizendo, da na"sele"ção.
Todos os problemas são convenientemente "esquecidos", afinal o O ronaldo e o quadrado mágico vão encher nossos pratos de comida, nossa política de vergonha na cara, nossa conta de dinheiro, nossos parentes de saúdes...
Tenho que concordar que o que a nossa seleção faz é um belo espetáculo, mas como todo bom espetáculo, uma hora as cortinas se fecham e as luzes apagam. E quando nós, a platéia entorpecida, saímos do palco principal, nos deparamos com a triste realidade de nossas vidas: filha que mata os pais, facção criminosa que controla o Estado, senão o País inteiro, impostos absurdos (pra quem acha que não paga impostos por que ainda vive com os pais ou por que ainda não tem renda própria, fique sabendo que até na grafite da qual eu fiz o esboço deste texto existem impostos, e bem caros por sinal...),criminosos disfarçados de políticos, a fome e a falta de educação obrigando cidadãos miseráveis a cobrar igauldade através da força, enfim, nossas vidas não valem absolutamente NADA.
É difícil viver em um país onde durante 3 anos e meio as pessoas só não cospem na bandeira brasileira por falta de oportunidades e, nos 6 meses antes de começar a Copa eles se vestem com a bandeira, bebem pelo Brasil, fazem barulho "por nosso país"...
É muita HIPOCRISIA gente... eu quero mudar este país, eu sei que nós temos todo potencial para ter um povo igualitário, eu acredito que através da educação nós poderemos melhorar este país, a informação salva você de ser enganado e de ser comprado por facínoras sem humanidade nenhuma, o crime não mais vai aliciar nossos menores por que eles verão que existe luz no fim do túnel e não terão a necessidade de entrar para o mundo do crime.
Eu sei, eu sou só um e não tenho idéia de como começar a fazer minha parte para tornar o povo brasileiro (principalmente aquele povo que não costumamos ver, o do interior de nossso país, afinal, o Brasil não é só litoral, São Paulo e Rio de Janeiro) mas temos que ter a consciência de que só poderemos mudar este país se mudarmos a si mesmos, um a um.
Começemos a amar este país, apesar de tudo, por que quando amamos uma coisa, fazemos de tudo para deixá-la melhor... não estou falando para beijar a bandeira e se tornar extremamente nacionalista (o que é perigoso, um passso para a xenofobia e o fascismo, que são coisas totalemnte irracionais), mas estou falando para nós tomarmos atitudes corretas no dia a dia e passar um sense de educação e cultura para nossos filhos e para quantas pessoas forem necessárias, para que, num futuro próximo, nosso povo estará pelo menos um pouco mais aculturado e com um senso crítico melhor; assim, futuramente a Copa do Mundo, as Novelas, a Televisão em geral não deturparão mais a nossa mente e nem servirão de entorpecente para que esqueçamos nossos problemas e nossas reais necessidades.
Pense nisso.